313297 9676

Serviços

Revisão Eletrônica – Revisões e Reparos Elétricos e Eletrônicos

O sistema eletroeletrônico dos carros é fundamental para seu funcionamento, além de ser indispensável à segurança do motorista e dos caronas, já que, quando apresenta alguma pane ou permanece funcionando incorretamente durante um longo período de tempo, pode oferecer sérios riscos o que torna importante fazer uma revisão eletrônica.

O sistema elétrico e eletrônico de carros tem vários componentes, a exemplo dos metros e metros de fios de cores diferentes. No entanto, há dois componentes tidos como principais: a bateria e o alternador, que precisam de uma revisão eletrônica. A bateria é uma espécie de reservatório de energia: sua função é armazenar energia em forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo necessitar. A energia da bateria é utilizada para funções básicas como dar partida no carro, proporcionar energia para iluminação interna e externa (faróis) do veículo e, também, por manter sistemas elétricos funcionando quando o motor está desligado, caso do rádio que permanece ligado.

Já o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica e é acionado quando a correia que fica acoplada ao motor começa a movimentar-se. A energia gerada pelo alternador é utilizada para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico quando o motor está em funcionamento. Sistemas fundamentais para o carro, como o de injeção e ignição, são totalmente dependentes da energia gerada pelo alternador, bem como a caixa de fusíveis e o motor de partida, sem o qual o carro nem mesmo chega a funcionar.

Os automóveis modernos possuem uma gama de sistemas eletrônicos que funcionam como uma rede de computadores, rede CAN-BUS é a forma encontrada para gerenciamento, comunicação e diagnóstico.

A rede CAN é utilizada em larga escala nos veículos atuais e foi desenvolvida pela empresa BOSCH para suprir a necessidade de troca de informações entre as unidades de comando do veí­culo. Escolhida como principal rede de comunica­ção dos veículos, a rede CAN é uma rede muito confiável e proporciona trocas de informações muito seguras e rápidas entre as unidades de comando do veículo. Ela é capaz de proporcionar uma comunicação por intermédio de um barramento de dois fios, conhecidos como CAN High e CAN Low.

O barramento é o meio por onde os sinais elétricos são transmitidos e as informações entre as unidades de comando conseguem ser trafegadas. Como o ambiente automotivo é muito susceptível a grandes interferências eletromagnéticas e a rede CAN trabalha com a diferença entre os sinais de CAN High e CAN Low, estes dois fios do barramento da rede CAN são trançados, evitando assim interferências dessas ondas.

 

Revisão Eletrônica – Airbags

Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e toráx dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes. O sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade.  A colisão por exemplo,  gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o sensor do mesmo.

O sensor identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo – como em uma colisão. O dispositivo é uma das três partes principais do airbag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os elementos químicos, que reagem para fazê-la encher.

A partir do sinal elétrico do sensor, inicia-se a reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. Os compostos oxidam, formando nitrogênio, gás que se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e infla a bolsa em menos de um segundo.

No momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro. Esse pó nada mais é do que o talco usado para evitar que as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente. A bolsa é cheia de furinhos, e começa a desinflar logo depois de encher.

Por isso, a revisão eletrônica preventiva e eventuais reparos no sistema elétrico e eletrônico são fundamentais tanto para o funcionamento do veículo quanto para a prolongação de sua vida útil, valorizando-o em possíveis revendas.

Além desses sistemas fundamentais alimentados pelo sistema elétrico e eletrônico, sem os quais o veículo não funciona, há ainda os sistemas acessórios, como travas e vidros elétricos, igualmente dependentes de energia.

O equilíbrio entre sistemas eletroeletrônicos e os demais sistemas são tão delicados que mesmo impurezas e pequenas sujeiras entre os cabos que se conectam as saídas da bateria e a própria bateria podem interferir no funcionamento do carro. Portanto, para que seu veículo continue funcionando corretamente e sem te dar dores de cabeça, leve-o para uma verificação e revisão do sistema elétrico e eletrônico na GPR MOTORS.